• Fabricio Freitas

O que é preciso para encantar o cliente durante o atendimento?


Tecnologias capazes de abrir as portas para os desejos e anseios reais do consumidor são passos essenciais rumo ao encantamento. Entenda como isso é executado


Vivemos tempos de imediatismo. Consumidores em geral mesmo quando não estão comprando, exigem velocidade em todos os tipos e formatos de relação, seja de consumo, seja pessoal. O Whatsapp é a prova disso: quantas vezes você ficou ansioso por que alguém que demorou para visualizar ou responder uma mensagem? O mesmo vale para a relação entre empresas e clientes: seja qual for o canal, é essencial que a resposta seja rápida e assertiva.

O que muitas pessoas e empresas não sabem, porém, é que há muito esforço, aprendizado e tecnologia por trás de cada contato realizado com as companhias, seja qual for o segmento de atuação delas. Por exemplo, para que as empresas entendam e saibam quem é o cliente em cada contato sem que você precise explicar a cada ligação , é preciso que haja um trabalho cuidadoso, com base em dados, estratégia, interpretação, analytics, CRM, entre outras ferramentas, tecnologias e metodologias.

Muitas dessas tecnologias já estão presentes em muitas empresas. Porém, para garantir uma entrega de qualidade, com direito a encantar o cliente, não basta usar cada uma delas. É essencial que a tecnologia esteja presente em todos os departamentos da empresa, espalhando o conhecimento a respeito do cliente entre as áreas, dividindo responsabilidades. É isso o que garantirá, por exemplo, que o desenvolvimento de produtos aconteça com foco nos desejos do cliente.

Fonte: Consumidor Moderno.

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